Carga tributária para empresas em expansão

Compartilhe nas redes!

A carga tributária pode ser usada a favor do crescimento da sua empresa

Conhecer como funciona a cobrança da carga tributária no país, bem como os incentivos fiscais para os empreendedores, vai ajudar você a ter melhor percepção sobre os acontecimentos e a enxergar oportunidades de expansão do seu negócio

Quando falamos de empresas em expansão no Brasil, logo surgem dúvidas em relação à carga tributária.

Já sabemos que o Brasil é bem famoso quando o assunto é pagar impostos, haja vista que o nosso país possui uma das maiores cargas tributárias do mundo, o que afeta negativamente o lucro das empresas.

Por isso, empresários e empreendedores devem estar atentos ao seu regime tributário a fim de aproveitar as possibilidades para reduzir seus impostos.

Continue lendo este post para saber mais. Bom proveito!

Por que existe carga tributária?

A carga tributária é mais antiga do que muitos imaginam. Já na Idade Antiga, há registros da prática de cobrar impostos dos cidadãos.

Aqui no Brasil, fizemos até piada com o método de cobrança de impostos da era colonial, no qual o quinto do nosso ouro era enviado para a Coroa Portuguesa.

E devido a altíssima taxa (20% sobre o recolhimento de ouro de todas as colônias portuguesas), o imposto foi apelidado de “o quinto dos infernos”.

Enfim, voltando para o nosso tempo, a cobrança de impostos é feita por meio do regime tributário.

Sendo assim, a carga tributária é a relação entre a soma da arrecadação federal, estadual e municipal e o nosso PIB (Produto Interno Bruto).

Até hoje, infelizmente, só vemos a carga tributária aumentar mais e mais e nunca diminuir, não restando alternativa a não ser pagá-la – já que o pagamento dos impostos é obrigatório, pois compõe a fonte dos rendimentos do governo.

No entanto, agora os impostos são cobrados sobre as vendas e os serviços das empresas e dos empreendedores, em que cada um possui a sua devida porcentagem.

Em teoria, a cobrança dos impostos viabiliza ao governo a implantação de melhorias e benfeitorias no setor de serviços à população.

Ou seja, é por meio da carga tributária que o governo disponibiliza recursos financeiros aos estados e municípios para atender às necessidades da população.

Todavia, o sistema de cobrança de impostos no Brasil tem gerado muita revolta na população, pois, em vez de melhorar o sistema tributário, ocorre o contrário.

Diante disso, o governo inseriu exceções na lei tributária e criou regimes simplificados, com o objetivo de reduzir a complexidade do sistema tributário brasileiro.

No entanto, para se beneficiar dessas exceções e conseguir uma justa carga tributária, é preciso ter o suporte técnico de um profissional da contabilidade.

Afinal, para uma empresa em crescimento manter-se próspera por toda a sua existência, você não poderá relaxar na sua gestão.

Incentivos fiscais

À medida que uma empresa vai crescendo, ela precisa adaptar a sua estrutura tributária.

Isso significa que ela precisa ter o hábito constante de monitorar dados, analisar relatórios gerenciais e dispor de um planejamento tributário mais complexo a fim de ter acesso a incentivos fiscais para manter-se em atividade em determinada localidade, permitindo que tenha uma reserva financeira em caixa para ampliar a capacidade de operação.

Trata-se de uma ferramenta muito importante para impulsionar o crescimento da empresa e para aumentar o capital de giro.

E para isso, a tramitação desses incentivos fiscais é geralmente fácil e pouco burocrática.

No entanto, a empresa precisa estar comprometida a cumprir todas as exigências previstas em lei.

Você precisa de apoio para lidar com a carga tributária em sua empresa? Nós, da Delta, podemos ajudar!

Por fim, para as empresas em expansão manterem-se competitivas no mercado, é preciso cuidar da carga tributária.

Então, é preciso vigiar a vida financeira da empresa, fazendo um bom planejamento tributário.

Nós, da Delta, podemos simplificar isso para você. Quer saber como? Clique no ícone do WhatsApp, localizado no canto inferior direito da sua tela, e fale agora com um de nossos especialistas!

Ter um planejamento tributário efetivo para minha empresa!

Classifique nosso post [type]

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Descubra Quanto Custa Para Abrir Um Cnpj Simples Nacional Blog - Delta União Contabilidade

Abrir CNPJ Simples Nacional: entenda quanto custa

Você sabe qual o valor para abrir CNPJ Simples Nacional?  Leia o material que preparamos e saiba quanto custa abrir CNPJ Simples Nacional.  Você precisa abrir CNPJ Simples Nacional e quer saber quanto custa? Então acaba de chegar ao lugar

Cnpj Inapto Descubra Agora O Que Pode Acontecer Com A Empresa Nesses Casos Blog - Delta União Contabilidade

Afinal, o que acontece quando o CNPJ está inapto?

CNPJ inapto: descubra agora o que pode acontecer com a empresa nesses casos Veja agora o que esse problema pode ocasionar em sua empresa e como solucionar. Muitos problemas podem impedir a manutenção de sua empresa, como um CNPJ inapto.

Entenda Agora Mesmo Qual E O Objetivo Da Dre Blog - Delta União Contabilidade

DRE: qual o objetivo?

Entenda qual o objetivo da DRE para a sua empresa Confira como a Demonstração do Resultado do Exercício é crucial para o direcionamento do seu negócio! É fundamental possuir o controle dos recursos de seu negócio, afinal, quando utilizados de

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Confira agora mesmo todas as dicas de como abrir um…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

E-book's Gratuitos

Baixe grátis o conteúdo que preparamos para você com os passos para abrir sua empresa

E-book's Gratuitos

Baixe grátis o conteúdo que preparamos para você com os passos para abrir sua empresa