Entenda o passo a passo para se tornar um prestador de serviços MEI

Compartilhe nas redes!

O prestador de serviços MEI pode contar com várias vantagens em razão da sua formalização.

O empreendedor autônomo precisa saber que como prestador de serviços MEI ele terá uma maior oportunidade de crescimento do seu negócio. Leia o nosso artigo e informe-se!

Se você deseja ser empreendedor no ramo de serviços saiba que optar por ser um prestador de serviços MEI é uma ótima opção de formalização.  

Realizando a regularização do seu negócio no regime MEI de tributação, será possível obter um CNPJ e ainda contará com algumas vantagens. 

Escolher ser um microempreendedor individual (MEI) exige que o empreendedor siga algumas diretrizes para que, dessa forma, esteja atuando dentro da lei.

Existem diferentes formas de se contratar um prestador de serviços e, hoje em dia, com o empreendedorismo em evidência, muitos prestadores estão optando por trabalhar como autônomos. 

Ou seja, sem estar vinculado a uma empresa. Dessa forma, é importante entender como MEI pode ser uma excelente oportunidade para aqueles que desejam oferecer uma prestação de serviço independente.   

Elaboramos esse post para que você,  empreendedor da área de serviços, conheça o passo a passo para se tornar um prestador de serviços MEI.  

Prestador de serviços MEI: entenda esse regime de formalização

Ser microempreendedor individual( MEI) nada mais é que formalizar a sua atuação profissional como autônomo. 

Dessa maneira, para solicitar o enquadramento nesse regime de tributação, é necessário que o seu negócio cumpra alguns requisitos básicos.

Como, por exemplo, possuir faturamento anual de no máximo 81  mil reais ou 6.750 mil reais mensal e ainda não ser sócio ou titular de outra empresa. 

O prestador de serviços MEI ainda precisa cumprir algumas obrigações pré-estabelecidas para continuar dentro da legalidade. Assim, ele deve realizar o pagamento do simples nacional.

O pagamento da guia do simples nacional é a única despesa tributária que o microempreendedor individual terá com a sua empresa. .

Para que seja realizado o pagamento da DAS (documento de arrecadação simples), o prestador de serviços MEI precisa gerar um boleto de pagamento todo mês. 

Essa guia de recolhimento pode ser acessada e paga pelo aplicativo “MEI Fácil” ou no site “Portal do empreendedor”. 

É de suma importância destacar que o prestador de serviços MEI precisa declarar as suas contas em uma Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor.

Essa declaração deverá incluir os seus tributos e faturamento, além de informar se a empresa tem algum empregado. 

Quais são os benefícios para o prestador de serviços MEI?

O prestador de serviços MEI possui algumas vantagens por estar formalizado, uma delas é possibilidade da abertura de conta bancária PJ que permitirá a facilitação para solicitar empréstimos. 

Os créditos e empréstimos oferecidos ao prestador de serviços MEI possuem taxas e encargos bem mais baratos que os oferecidos a pessoas físicas. 

Além disso, o empreendedor conta com auxílio maternidade, aposentadoria, direito a afastamento remunerado caso tenha algum problema de saúde, cobertura previdenciária para toda a família, entre outros. 

Pelo  MEI ele estará enquadrado no Simples Nacional e nessa modalidade o prestador de serviços MEI fica isento de pagar tributos de PIS, imposto de renda pessoa jurídica e CSLL.

Ele também pode contar com o auxílio técnico do Sebrae, que irá orientá-lo para manter uma boa gestão para o seu negócio. 

Os principais motivos para regularizar o seu negócio

É normal todo empreendedor se questionar sobre a necessidade da formalização, nesse caso, a pergunta seria se compensa ser um prestador de serviços MEI?

Assim, a resposta para essa pergunta seria: sim, compensa e muito.

O principal motivo para que você escolha se regularizar como prestador de serviços é manter o seu negócio dentro da lei.

Dessa forma, você evitará problemas com multas por irregularidades, perda de dinheiro, e consequentemente fechamento do seu negócio. 

O prestador de serviços MEI ainda poderá ter a facilidade de contratar um funcionário e emitir notas fiscais para os seus clientes. 

Além disso, com a abertura do CNPJ do seu negócio, a sua empresa de prestação de serviços poderá participar de processos de licitação. 

Outro fator importante em se registrar como prestador de serviços MEI é o fato de que, a título de tributos, sua empresa pagará cerca de R$ 60,00, valor bastante em conta se a gente for comparar com outros enquadramentos tributários.

Como abrir o MEI?

Para que você seja um prestador de serviços MEI, é necessário fazer o seu cadastro através do site do Governo Federal. 

O processo de abertura é totalmente gratuito e você precisará  ter em mãos documento de identidade, CPF, comprovante de residência e título de eleitor. 

Deverá informar o capital social do seu negócio, como também a sua forma de atuação. 

Em seguida preencha todas as informações que forem solicitadas, por exemplo, número para contato, data de nascimento, entre outras. 

E para finalizar, é necessário conferir todos os seus dados para que seja garantido que as informações apresentadas estão corretas. 

Ao final desse processo será gerado um documento que será o seu comprovante de cadastro, nele constará o CNPJ da sua empresa. 

É importante dizer que em posse do CNPJ você deverá se informar com a prefeitura do seu município para saber sobre o procedimento para emissão de notas fiscais. 

Mas é importante lembrar que não são todas atividades de prestação de serviços que podem ser MEI, mas aqueles que trabalham como alfaiates, animadores de festas, artesões, barqueiros, dentre outros, estão permitidos.

Delta, conte com a gente, você que é MEI, para fazer o seu negócio se desenvolver da forma correta!

Com a crescente expansão do empreendedorismo no Brasil, o regime de tributação do microempreendedor individual (MEI) vem sendo uma excelente maneira de formalização para os profissionais autônomos.  

Dessa maneira, o prestador de serviços MEI possui várias vantagens com a abertura do seu CNPJ.

Entre essas vantagens podemos citar, abertura de conta PJ, taxas de empréstimo mais baixas, emissão de notas fiscais, assessoria do Sebrae.

O empreendedor também é isento de pagar as taxas de tributos referente ao PIS, CSLL e de declarar imposto de renda pessoa jurídica. 

Além disso, o prestador de serviços MEI também conta com a cobertura do INSS, possui direito à aposentadoria, afastamento remunerado por questões de saúde. 

Além do mais, se o empreendedor for do sexo feminino, terá direito à auxilio maternidade. 

Para que o prestador de serviços MEI possa usufruir de todos esses direitos, a sua principal obrigação será realizar mensalmente o pagamento do DAS.

Você ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então clique no ícone do WhatsApp presente em sua tela e fale agora mesmo com um de nossos especialistas! Nós, da Delta, estamos aqui para te ajudar!

Contratar um contador para me auxiliar no processo de abertura do MEI e estar em dia com minhas obrigações!

Classifique nosso post [type]

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Os 5 Problemas Mais Comuns Das Pequenas E Médias Empresas Blog Delta (1) - Delta União Contabilidade

Problemas das empresas: saiba quais são e como resolvê-los!

5 problemas das empresas que você precisa resolver para evitar prejuízos Conheça os principais problemas das empresas e descubra como resolvê-los para evitar maiores prejuízos financeiros O mundo das pequenas e médias empresas é bastante desafiador. Para ter sucesso no

Conheca O Passo A Passo Para Abrir Cnpj De Forma Rapida Segura E Sem Burocracia Blog - Delta União Contabilidade

Passo a passo de como abrir CNPJ de forma prática

Descubra como abrir CNPJ de forma prática e sem dores de cabeça seguindo o nosso passo a passo Você precisa abrir CNPJ para formalizar a sua empresa, mas não sabe por onde começar? Então você está no lugar certo! Sabemos

Tudo O Que Voce Precisa Saber Sobre Beneficios Fiscais Do Icms Blog - Delta União Contabilidade

Benefícios fiscais do ICMS: saiba mais sobre ele

Quais os benefícios fiscais do ICMS? Entenda quais são os benefícios fiscais do ICMS e como eles costumam funcionar Benefícios fiscais do ICMS: você sabe quais são e como funcionam? Leia o artigo que preparamos sobre o assunto, conheça mais

Confira Tudo Sobre O Novo Progrma De Parcelamento Do Simples Nacional Blog - Delta União Contabilidade

Parcelamento Simples Nacional: de que você precisa saber?

Confira tudo sobre o programa de parcelamento do Simples Nacional Saiba todos os detalhes sobre o novo RELP e veja quais as regras para adesão e para utilização do programa! As empresas optantes pelo regime tributário do Simples Nacional agora

Descubra Como Resolver O Problema Da Malha Fina De Forma Rapida E Efetiva Blog - Delta União Contabilidade

Saiba o que fazer para sair da malha fina!

Caiu na malha fina? Descubra agora o que fazer! Entenda como resolver o problema da malha fina e se proteja das punições da Receita Federal Cair na malha fina não é algo desejado por nenhum contribuinte. Afinal, ninguém deseja cair

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Cuide do fluxo de caixa da sua empresa e evite…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

E-book's Gratuitos

Baixe grátis o conteúdo que preparamos para você com os passos para abrir sua empresa

E-book's Gratuitos

Baixe grátis o conteúdo que preparamos para você com os passos para abrir sua empresa