Balanço patrimonial: o que é e como fazer em 5 passos básicos

Aprenda O Que E E Como Fazer O Balanco Patrimonial Veja 5 Dicas Para Realiza Lo Blog - Delta União Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Aprenda o que é e como fazer o balanço patrimonial: veja 5 dicas para realizá-lo

O balanço patrimonial é um dos relatórios mais importantes para qualquer empresa. Confira como realizá-lo na sua empresa em 5 passos básicos!

O balanço patrimonial está entre os relatórios contábeis mais importantes de uma empresa. É através dele que o empreendedor consegue ter uma visão mais ampla do negócio e, principalmente, consegue traçar planos para o seu futuro.

Infelizmente, ainda é comum encontrarmos empreendedores que subestimam a importância desse relatório contábil e, por isso, acabam tomando decisões erradas para o futuro do negócio.

Neste texto, vamos te mostrar a importância do balanço patrimonial para sua empresa. Além disso, você aprenderá a realizá -lo em apenas cinco passos básicos. Vamos lá!

Se o assunto te interessou, confira mais 3 artigos disponíveis em nosso blog.

O que é o balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é um importante demonstrativo contábil realizado dentro de uma empresa. Esse relatório fornece informações financeiras muito importantes sobre o negócio e é indispensável para conhecer a realidade financeira da empresa.

A fim de realizar o balanço patrimonial, é necessário contabilizar os valores de todos os ativos, todos os passivos e do patrimônio da empresa. Assim, o relatório elencará tudo aquilo que gera receita ou valor para empresa, assim como todos os fatores que retiram seu valor.

Para que serve o balanço patrimonial?

O balanço patrimonial proporciona ao empreendedor enxergar com clareza os dados financeiros da empresa em um determinado período . A partir do relatório, é possível elaborar projeções sobre o futuro do negócio, assim como ter maior consciência da sua situação financeira.

Além disso, a partir do balanço patrimonial, é possível levantar dados como o valor de mercado da empresa, montante para investimento, estimativa de quitação de dívidas e outros pontos importantes.

Quais os benefícios do balanço patrimonial?

O principal benefício do balanço patrimonial é o de detalhar a estrutura financeira e patrimonial do negócio . Além disso, há outros benefícios importantes obtidos pelo relatório, como:

  • Maior consciência da saúde financeira da empresa;
  • Análise de indicadores financeiros como: liquidez, margem, rotação de estoque, retorno sobre investimento, dentre outros;
  • Levantamento do patrimônio líquido e do valor de mercado da empresa;
  • Dentre outros.

Com isso, os dados obtidos através do balanço patrimonial servem para analisar diversos indicadores importantes para a empresa. Logo, é importante que o relatório seja elaborado por um serviço especializado, seja de um contador ou de uma contábil.

Com que frequência faz o balanço patrimonial?

Geralmente, o balanço patrimonial é realizado uma vez ao ano, mas poderá ser feito em um período menor, se houver necessidade da empresa. Algumas empresas preferem fazer o balanço patrimonial após cada semestre de atividade.

Que tipo de empresa deve fazer o balanço patrimonial?

Toda empresa, independentemente da porta ou do enquadramento tributário, pode se beneficiar de realizar o balanço patrimonial. Porém, no Brasil, apenas as empresas que não estão enquadradas no Simples Nacional são obrigadas a fazer balanço patrimonial a cada 12 meses.

DRE x Balanço patrimonial: qual a diferença?

O balanço patrimonial é um relatório que fornece uma visão macro da empresa, voltado exclusivamente para os seus ativos e passivos. Já o DRE oferece uma visão operacional, voltada para os custos, lucro e despesas no período analisado.

Ambos os relatórios são complementares e igualmente importantes para a análise de um negócio. Portanto, é essencial que o empreendedor esteja atento à elaboração desses dois relatórios para o seu negócio.

Como realizar o balanço patrimonial em 5 passos básicos:

Agora que já falamos sobre o que é o balanço patrimonial e quais as vantagens do balanço patrimonial, chegamos a hora de apresentar como realizar o balanço patrimonial em cinco passos básicos. 

Vale ressaltar que o mais indicado é que o relatório seja elaborado por um profissional da área de assessoria contábil, uma consultoria especializada, para ser feito da forma correta. Estes são os passos essenciais do balanço patrimonial:

 1. Determine o período a ser apurado

Em primeiro lugar, você deve determinar o período a ser contabilizado para o balanço patrimonial. Em geral, consideramos os últimos 12 meses de atividade da empresa. 

A partir daí, o balanço patrimonial é contabilizado a partir de três pontos básicos : os ativos financeiros, os passivos e o patrimônio líquido da empresa. Assim, nos passos seguintes você terá que levantar cada um desses pontos.

 2. Contabilize os valores de cada ativo dentro da empresa

No segundo passo, você deve contabilizar todos os ativos da empresa. Os ativos podem ser definidos como bens e direitos da empresa. Assim, é possível contabilizar itens como caixa atual, vendas a receber, estoque, matéria-prima, investimentos, veículos e até mesmo imóveis.

 3. Contabilizar os valores de cada passivo na empresa

No terceiro passo, ao realizar o balanço patrimonial na sua empresa, você deverá apurar a quantidade de passivos que a empresa possui. Os passivos são tudo aquilo que constitui as obrigações da empresa.

Dentre os passivos, é possível contabilizar itens como relatórios a pagar, fornecedores, obrigações fiscais e tributárias, dentre outros. Assim, os passivos constituem os itens que são inevitáveis ​​ao funcionamento da empresa.

 4. Cálculo do patrimônio líquido da empresa

Após o levantamento dos passivos da empresa, você também terá que levantar o valor do patrimônio líquido . O patrimônio líquido é o valor total que estará em nome dos sócios ou acionistas da empresa. Para calcular o patrimônio líquido , basta fazer a diferença entre os valores ativos e passivos da empresa.

 5. Finalize o balanço

Após todos os passos acima, você terá finalizado o balanço patrimonial da sua empresa. Lembre-se de realizá-lo pelo menos a cada 12 meses para ter uma ideia clara de todos os números de um ano de atividade da sua empresa. Isso facilitará o seu planejamento para um novo ano de trabalho.

Tenha apoio da Delta Center Contabilidade

A garantia do sucesso no desenvolvimento do seu balanço patrimonial está nos profissionais que irão te auxiliar nesse momento.

Aqui, nossos profissionais são capacitados para te atender e desenvolver um balanço patrimonial completo e efetivo. 

Para ter acesso a todos os nossos serviços relacionados ao assunto aqui tratado, entre em contato com o nosso time de especialistas. Teremos o maior prazer em te atender e mostrar as soluções que oferecemos para sua empresa.

CLIQUE AQUI E TENHA APOIO CAPACITADO PARA FAZER O BALANÇO PATRIMONIAL EM SUA EMPRESA

CTA: CLIQUE AQUI E TENHA APOIO CAPACITADO PARA FAZER O BALANÇO PATRIMONIAL EM SUA EMPRESA 

Classifique nosso post
Summary
Balanço patrimonial: o que é e como fazer em 5 passos básicos
Article Name
Balanço patrimonial: o que é e como fazer em 5 passos básicos
Description
Aprenda o que é e como fazer o balanço patrimonial: veja 5 dicas para realizá-lo. Para saber mais do assunto, leia o artigo até o final!
Author
Publisher Name
Delta Center
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Contabilidade Para Transportadora Conte Com Especialistas Em Contabilidade Para Maximizar Seus Lucros! - Delta União Contabilidade

Importância da Contabilidade para Transportadora

Contabilidade para Transportadora: Descubra a Importância da Contabilidade Especializada!  Contabilidade para Transportadora: Descubra como a contabilidade especializada pode transformar a gestão financeira do seu negócio! Contabilidade para Transportadora não é apenas uma necessidade, mas um diferencial estratégico que pode impulsionar

Imposto De Renda 2024 Saiba Quem Deve Declarar, Como Fazer E Como Aproveitar A Isenção - Delta União Contabilidade

Imposto de renda 2024: Saiba tudo e fique tranquilo!

Imposto de renda 2024: quem deve declarar, como fazer e como funciona a isenção Saiba quem é obrigado a declarar o imposto de renda 2024 e como deve fazer a declaração Está chegando o momento de fazer a declaração do

Quer Abrir Uma Transportadora Em 2024 Veja O Que Você Precisa Fazer - Delta União Contabilidade

Como abrir uma transportadora em 2024: guia completo

Abrir uma transportadora em 2024: confira os passos a seguir Neste artigo, vamos apresentar os principais passos que você deve seguir para abrir uma transportadora de sucesso em 2024. Se você está considerando abrir uma transportadora em 2024, parabéns pela

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Abertura de empresa: conheça agora os procedimentos necessários Para ajudar…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Popup Deltacenter - Delta União Contabilidade

E-book's Gratuitos

Baixe grátis o conteúdo que preparamos para você com os passos para abrir sua empresa

E-book's Gratuitos

Baixe grátis o conteúdo que preparamos para você com os passos para abrir sua empresa